♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Cozinha é casa

Natal não conta, pois é impossível fugir — e querer fugir — de rabanadas, carne de porco (costela com barbecue e batatas noisettes, no último ano), farofa e docinhos deliciosos...

Mas desde a pizza caseira e cupcakes que terminaram no lixo e no vômito, eu não ia a cozinha exercitar minhas habilidades culinárias... Para criar uma receita então, nem-pen-sar! Mas um domingo e uma TPM daquelas tudo curam. *risos*

Em homenagem, o bloguito inaugura uma nova sessão: Na Mesa, com meu menu restrito e delicioso. E, de vez em quando, até, quem sabe, umas coisinhas saborosas que a vida me servir.

 Torta Suíça



O post de estreia sugere, então, que se guarde 10 gemas na geladeira; elas podem servir para pincelar diversos empadões e empadinhas ou virar um belo e amarelo quindim. Pois as claras são batidas em velocidade baixa na batedeira, com uma pitadinha de sal  pra ficarem bem firmes —, até quase extrapolarem da vasilha.

Enquanto isso, ou antes disso, penere ¾ de xícara+ 1 colher de sobremesa de açúcar, 1 xícara+2 colheres de sopa de chocolate (melhor que seja o que tem os frades na caixinha! *risos*) e 2 colheres, uma de chá e outra de sobremesa, de farinha de trigo.

Com muita calma, delicadeza e um fouet, junte os pózinhos misturados e peneirados às gigantes claras em neve. A ideia é mexer até que fique marronzinho, nada de bater demais — não se trata de um bolo normal!

Essa massa marronzinha será depositada em duas formas com papel manteiga and  manteiga. Untar com manteiga e farinha vai deixar a massa esbranquiçada, o que não ajuda no visual craquelado e rústico dessa delicia. Depois, forno pré-aquecido entre 180º e 200º graus.

Ah, o ponto: casquinha crocante e craquelada, úmida por dentro... Hum!

O recheio é uma generosa e saborosa porção de chantly. Pode ser caseiro, claro (só levar à batedeira 500g de creme de leite fresco e bem gelado e 50g de açúcar em ritmo frenético). Porém, acho que as opções semi-prontas dão conta do recado.

Como miséria é bobagem, a cobertura é um ganache. Aposto num mix de 150g de chocolate amargo e ao leite derretido numa caixinha de creme de leite — salivando...   

Temos, assim, uma deliciosa Torta Suíça. Que, com os toques da casa, claro, é retangular. hehehe!




Voilà!
Babi

Nenhum comentário:

Postar um comentário