♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

No gol para Maria Clara, a confirmação do inevitável

Quando Fred marcou, aos 38 minutos do 2º tempo ontem, esperava-se o enredo normal para um bom jogo do Time de Guerreiros — suor, sangue, lágrimas e torcedores à beira de um ataque cardíaco. Era o momento para o Flu se incendiar em campo, ainda mais com Lanzini e Rafael Moura em campo. Mas a estória foi essa não...

 Ao contrário das outras vezes, quando o time esteve "embuído e coeso de seus objetivos" (como diria Alexandre Tavares!*risos*), Fred não foi para o fundo das malhas após o tento e correu com bola para o meio de campo enquanto comemorava e convocava a massa tricolor... O artilheiro, há sete minutos do fim da partida, corre para as câmeras de televisão e dedica o gol à pequena Maria Clara, o novo xodó Tricolor.

Justo, afinal ele havia feito essa promessa à menina. Mas, no mesmo momento, Edinho e Leandro Euzébio aparecem na imagem, puxando Fred e chamando o time. Como parar para comemorar tanto se o jogo não estava ganho?



A imagem emblemática do Fluminense Football Club em 2011: a perda do foco.

A culpa não é exclusivamente da comemoração de Fred, artilheiro incensado ao longo da semana por sete gols marcados em dois jogos (agora são oito em três), mas também dos apagões seguidos de Rafael Sóbis — que até marcou no jogaço contra o Grêmio, mas também teve uma atuação ruim , pelo menos desde a partida contra o Internacional. A culpa foi do caminhão de gols perdidos no jogo contra o Vasco, que não é melhor time que o Fluminense, mas tem uma defesa melhor que a do Fluminense (ora, qual time não tem? *risos*), e encontrou o gol no final da partida.

Era inevitável, uma vez que o Corinthians bateu o Figueirense por 1 a 0, e mesmo vencendo Vasco e Botafogo não haveria pontos suficientes para desbancar o time paulista, apesar do mesmo número de vitórias. 

Perdeu-se o título ao longo de todo BR-11 (o que é a lógica maravilhosa dos pontos corridos), mas principalmente nas duas derrotas para o rebaixado América-MG. Quantas substituições equivocadas, escalações improváveis, falhas de Diego Cavalieri, problemas médicos, desgastes fora das quatro linhas afastaram o FFC do título?

E, se cabe a inclusão de um evento extracampo, a última semana era um péssimo momento para a diretoria tricolor discutir contratações de reforços e reformulações no elenco; mesmo que a "FlaPress" tenha trabalhado com afinco esse objetivo...

Mas nem tudo é ruim. Afinal, o 11º colocado do turno é o campeão do returno. Uma vaga na Libertadores em 2012 é um prêmio para o time que começou o campeonato esculachado, pressionado e comandado por um técnico interino.

E como dizia minha avó, sempre há um lado bom: o Corinthians não pôde comemorar seu título ontem! A CBF vai ter que esperar mais uns dias para consagrar, finalmente, seu campeão... e pode até, quem sabe, ter sua festa atrapalhada pelo Vasco.



Saudações Tricolores de aniversariante,
Babi

Nenhum comentário:

Postar um comentário