♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

segunda-feira, 14 de março de 2011

FAZER-O-QUÊ? Foi bom enquanto durou.


Muricy Ramalho não é mais técnico do Flu, isso tudo mundo já sabe. Ele é um dos melhores técnicos do Brasil, senão o melhor, mas apesar das dificuldades que sua saída certamente acarretará ao time, ainda mais nesse momento crítico (Libertadores/Carioca), o Fluminense é maior que o Muricy. Apesar de ter se tornado menos pequeno (ou voltado a ser grande — a saber), em parte, devido ao trabalho dele.

O comunicado pegou muita gente de surpresa — eu! — e, por isso mesmo, seus motivos parecem inverdades. Nosso ex-técnico alegou que quando aceitou trabalhar no Tricolor exigira 1) um time campeão — o que teve e tem — e 2) melhorias estruturais (leia-se CT, o que óbvio, o clube não tem). Por algum tempo deu-se um choque: como ele pode sair do Flu agora, por causa de Alcides Antunes ou por infraestrutura, quando há menos de um ano recusou-se a dirigir a Seleção Brasileira por conta de um acordo verbal de renovação de contrato com o Flu?!

A equação é mto mais simples do que cri (ou cremos, vai que alguém lê essa P...*risos*): à época da negativa, o Fluminense era dirigido por Roberto Horcades e Alcides Antunes era vice de futebol, com total apoio de Celso Barros dono do time, da bola, uniforme, etc...  No final do ano passado, Peter Siemsen foi eleito presidente. Ele manteve Antunes no cargo (talvez para não desagregar a FLUnimed!), mas representa outro grupo político no clube e, consequentemente, outra forma de gerir o Flu.

O ex-presidente Roberto Horcades é o gordinho de gravata rosa, à esqueda

Portanto, a saída do Muricy tem causa política. Ah, eu amo Política... ela muda tudo — sempre. A demissão de Antunes, então, não é um motivo bobo, mas a personificação da implantação de uma política com a qual Muricy não concordava, vide o tanto de boatos sobre o Flu nos últimos tempos.

Infelizmente, a situação ficou feia para todos: para o Muricy, que tal qual Fernando Henrique Cardoso, disse para esquecermos o que ele disse e rompeu seu contrato com o Flu; para o presidente Siemsen, que apesar da gentileza e do discurso, terá que arcar com insatisfações e insucessos futuros aimeudeuse para o FFC que sai arrasado da estória pq Muricy detonou (dizem que detonou) a já precária estrutura do clube.

Se bobear a culpa é dos sócios que escolheram o Siemsen. Brasileiro nunca soube votar mesmo... Podem ter escolhido um bom síndico, mas será que ele saberá conduzir o futebol? O nome do novo técnico é que vai dizer...

MEEEDO.


Por isso, valeu, Muricy, sem mágoas! Foi bom enquanto durou. Só não repita que vc sempre honra seus contratos.

Apesar de tudo, eu ainda acredito,
Babi

Um comentário:

  1. Para encerrar esse assunto:
    Creio que só três pessoas sabem o que realmente aconteceu: Muricy, Celso Barros e Alcides Antunes. Sinceramente, tenho até dúvidas se o Peter Siemsen sabe de fato as reais motivações do Muricy - se é que elas existem. E talvez nós mortais, torcedores ou não do Tricolor, é que nunca saibamos mesmo...
    Dizer se o Muricy foi antiético ou mal profissional, como alguns vêm fazendo, eu acho forte. Os motivos dele são legítimos pq são dele - mesmo que a gente não concorde, ache "pouco" para justificar o tamanho do problema ou não conheça 100% esses motivos...
    Agora, importante mesmmo nessa discussão é o MOMENTO: é inegável que ele abandonou o time (aí tô falando dos jogadores mesmo, do grupo que ele sempre disse "ter na mão"; nada a ver com clube, mudança de diretoria, insatisfações políticas, etc.), atual campeão brasileiro, num momento crucial. Ele poderia ter esperado o término da 1ª fase da Libertadores. Pq se o time não se classificar (o que pode realmente acontecer, pq imagine como os jogadores estão encarando essa situação, e não importa quão bem remunerado eles sejam, deve ser difícil passar por impunimente por essa situação), bem como na Taça Rio, ele jamais seria questionado dessa forma por ninguém.
    No mais, c'est la vie.
    Que o FFC vai sair dessa eu não duvido. Só não sei quando ou como...

    ResponderExcluir