♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Micro-reflexões sobre Ludopédio




Duas semanas consideráveis para quem gosta de futebol: dois amistosos da Seleção do Seu Ricardo Teixeira, antes da convocação para a Copa América e para a despedida do Ronaldo; final de Copa do Brasil entre Coritiba e Vasco; 3ª Rodada do BR-11; vários amistosos internacionais; início da "Era Abel Braga" no Flu. 

Então, desde o dia 05.06,  andei pensando que...

  • Ver o Vasco jogando a final da Copa do Brasil e seus bons resultados no BR-11 com o time B (menos o 1 x 5 Coritiba!) após o começo de ano ingrato no Carioca, é muito bom. Prova de que a saída dos jogadores certos, contratações pontuais e eficientes, um novo técnico e trabalho duro podem sim mudar a realidade de qualquer time.

    Isso me empolga para a chegada de Abel no Tricolor (mas, nas Laranajeiras, ainda faltam as saídas, as contratações e o trabalho duro).

  • No jogo 0 a 0 com a Holanda, Fred ter sido o culpado pela má exibição da Sele-CBF não foi justo. Sim, pasme, eu defendendo o Frederico! Mais ou menos. Na verdade, ele é um dos melhores na sua posição (se não for o melhor) em atuação, porém não está em forma só perguntar para qualquer tricolor. Sua última boa exibição foi na Libertadores (Argentino Jrs., lá).

    No amistoso, fora a furada bisonha na cara do goleiro (coisa de Fred!*risos*), ele não teve culpa do resultado. Tanto que Leandro Damião, que o substituiu, nada conseguiu fazer também. Mas também me parece que ele conta com a antipatia de parte da torcida... Precisa fazer gols rápido para mudar esse mau-humor e sacramentar a convocação para a CA.

  • Pode parecer loucura, mas acho que sou a única pessoa de nacionalidade brasileira frustrada com o futebol de Neymar Jr. na Seleção. Não sou louca para achar que o cara não joga nada, nem que não fazia questão dele no meu time... imagina! Até porque no Santos ele joga muito, e se vencer a Libertadores será mérito dele e o dedo do Muricy. Mas, sei lá,  com a camisa amarela sempre acho pouco, sobram dribles sem finalidade e simulação de faltas.

  • E para encerrrar o amistoso contra a Holanda: na boa, se naquele meio-campo perdido comandado por Elano, Mano Menezes não colocou o Thiago Neves, a convocação dele foi para favorecer o Corinthians no jogo contra o Flamengo?

  • Fluminense 2 x 1 Cruzeiro. Das duas, uma: ou a folclórica falta de sorte do Cuca já começou, ou o Flu, apesar de muito longe do ideal, começa a recuperar seu futebol para a chegada de Abel Braga.

    E o time não precisa só defender o título brasileiro, mas também mostrar que seu talento independia do ex-técnico.

  • Deco e Conca parecem reencontrar seu melhor futebol. Difícil dizer se juntos estão afinados, mas o luso-brasileiro parece em condições físicas para começar a jogar o equivalente ao seu salário e calar a boca dos torcedores mais chatos.

    Mas ainda falta um atacante para jogar junto do He-Man ou do Fred Rodriguinho não sabe mais jogar futebol, na boa. Ah, até quando o Berna?

  • O meu maior ídolo no futebol, Garrincha, eu não vi jogar. Assim como também não vi o herói Pelé. Só nos livros e imagens de televisão.

    Vi um monte de caras muitos bons, a começar por Renato Gaúcho, Cícero, Washington e Thiago Silva (il mostro!), no Flu; na Seleção da minha infância, que eu lembro mais pela empolgação e crítica em torno de seus nomes na Copa de 1990, Dunga e Careca.

 

Mas a alegria de ver o Brasil campeão da Copa do Mundo eu só tive até agora! pelos pés de Romário (94) e Ronaldo (02). Por isso, o jogo de despedida do Fenômeno contra a Romênia foi emocionante para mim. Ele é o herói do futebol que eu vi jogar! Ele tem defeitos como todo mundo, mas é uma pessoa dócil, carismática e de muito sucesso.

Muito fora de forma, ficou impossível  se despedir fazendo o que ele mais sabe. Um gol nesse jogo, apesar do adversário fraco,  só se alguém combinasse com o goleiro romeno... *risos*

  • Considerando tudo que Ronaldo significa para o futebol nacional e mundial, como se teve a coragem de realizar sua despedida num momento tão inoportuno (pressionado pela confirmação de elenco para a CA), de tão baixo nível futebolístico e com festa tão pobre?

    O jogo não podia ter sido a Seleção Brasileira contra uma "Seleção do Mundo", por exemplo? Tô boba.

  • Na bola foi fraquíssimo, nem Neymar se salvou. Ou alguém acha que pedaladas e dribles desconcertantes mudam o resultado de jogo? Na boa, não confio nessa "nova" Seleção; Lucas, Ganso, Neymar e Pato são talentosos, mas sem treinar juntos esses caras vão produzir o quê? É f...

    Seleção que, a princípio, tem muitos talentos individuais mas não consegue convertê-los em futebol eficiente e convincente. Tanto que a imprensa internacional já começa a decretar a "morte do futebol arte brasileiro". Será que eles estão exagerando?
Tanto que, muito a contragosto, Fred foi o outro nome do jogo. Porque, além de desperdiçar mais chances que qualquer outro, marcou o único gol da partida ainda nos primeiros trinta minutos. E acabou garantindo sua convocação para a CA.

Agora é só se cuidar, Frederico... apesar de considerar essa convocação puro oportunismo do técnico, pois difilmente, aos 30 anos, você jogará a Copa de 14.

Enquanto TN ficou mesmo de fora. Jogou pouco mais de 15 minutos no 2º tempo, e tô quase certa de que ele só foi convocado para atrapalhar o Flamengo. #teoriadaconspiracaonaveia

  • Vi uma parte de um jogo amistoso da Espanha — acho que 3 x 0 na Venezuela, sei lá —, é ótimo time mesmo. Ainda bem que não estará na CA!*risos* Mas Messi estará... Além do Uruguai, que fez uma partida limpinha contra a Holanda.



  • O risco foi altíssimo. E por vezes, principalmente diante dos resultados frustrantes no Campeonato Carioca e na Santander Libertadores, pareceu um enorme equívoco.
Mas eis que hoje Abel Braga chega ao Fluminense como um bálsamo! Visivelmente emocionado, honrado e grato pela espera e esperança dos tricolores, o técnico promete muito trabalho sério para compensar esses 87 dias.

Impossível não querer acreditar no Time de Guerreiros novamente!


  •  E o Vasco levou a Copa do Brasil! Perdeu para o Coritiba (3x2), mas  se garantiu com o gol em casa. E desde o fim do jogo os torcedores tomaram o Rio de Janeiro com seu orgulho cruzmaltino. Na boa, nada contra: eu estava torcendo para que vencesse o melhor. E vendo a festa que a torcida vem fazendo, acho que venceu mesmo. Parabéns!


    Saudações Tricolores de Técnico Novo!
    Babi 

    * Ludopédio seria a tradução correta de Football para o nosso idioma. ;)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário