♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

domingo, 11 de setembro de 2011

O 11/09 e Eu

Acho que para quase ninguém é muito difícil lembrar aonde estava ou o que estava fazendo há dez anos, no momento dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Estava começando a faculdade, loucamente apaixonada por História, mas naquele dia estava em casa por conta de uma das dezenas de greves que encarei. Acompanhei tudo pela tv, ao vivo. Pela primeira vez senti o que os estadunidenses sumarizam como living history e sobre o que Marc Bloch teorizou em "Apologia da História": eu tive a noção de que estava vivendo a História.


Naqueles idos eu ainda era uma futura medievalista apaixonada por Bizâncio no século VII... Oras, dá ou não para dizer que os atentados tiveram influência sobre a minha vidinha?

Aí em diante me interessei por História do Tempo Presente e por Relações Internacionais; comecei a pesquisar no TEMPO (IH/UFRJ) e a trabalhar com o Francisco Carlos... E também a participar do GAATI (Grupo de Acompanhamento e Análise do Terrorismo Internacional), no mesmo laboratório.

Nossa! Já faz tanto tempo!

E o GAATI foi fundamental para minha trajetória. Durante alguns anos eu trabalhei e me relacionei com amigos adoráveis: Arthur, Cesar, meu irmãozinho Elson, Mariana e Maria Fernanda. A formação original dos GAATInhos.

Guerra Irrestrita! *risos*
Era bom demais: brigávamos, escrevíamos artigos, organizávmos seminários, comíamos pizza, fazíamos painéis!*risos* Juntos, fomos a minha primeira ANPUH nacional, em Londrina — i-nes-que-cí-vel —, e produzimos as mais gostosas piadas internas.*risos*

Mas se para o mundo houve consequências terríveis, para mim também. O GAATI terminou, ou pelo menos hoje é partilhado por outras gentes, e nós perdemos contato — menos com o Elson Lima, claro. Em menos de uma década, cada um foi para o seu lado.

O dia 11/09 já foi a data de aniversário do amor mais frustrado da minha petite histoire... Mas que alívio apenas lembrar disso, sem mágoas. Outros amores do bem vieram...

Então, hoje além dos atentatos às torres do WTC e ao Pentágono, do voo 93, das incontáveis vítimas, da Guerra contra o Terrorismo, da política de against us de George W. Bush... eu tenho dez anos para recordar. Momentos bons e ruins como em todos os outros anos. Vida que segue.


Babi

Nenhum comentário:

Postar um comentário