♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Resposta

O jornalista Cosme Rímole, blogueiro do R7.com, publicou um post sobre meu queridíssimo Dario Conca.

É cada vez maior a especulação no mundo da bola nacional: o que fazer se o cara naturalizar-se brasileiro? Há lugar para ele na nossa seleção? O técnico Mano Menezes teria "peito" e sacaria quem do time para dar lugar a Conca? Nós brasileiros, que votamos nele para Craque do Brasileirão 2010, aceitaríamos de fato um argentino em nosso maior (se não único!) símbolo pátrio? Os argentinos reagiriam de que forma? Será que Conca está mesmo disposto a abrir mão da seleção de seu país? ETC ETC ETC.

A discussão, apesar de simplista, promete dar pano para a manga - como diria vovó - nesses meses exteeeeensos pós BR10 e pré Estaduais 2011.

Se a extensão do contrato com a FlUnimed é praticamente certa pelos próximos cinco anos - ele, fofo que só, disse que ficaria 20 anos no Flu se pudesse! -, é possível que Conca pleiteie sua cidadania brasileira (o que facilitaria tremendamente sua vida profissional) e não a naturalização. Há chances reais de que ele seja convocado em breve para Seleção Argentina;  bem como o Montillo, do Cruzeiro. Naturalizar-se minaria - e talvez irremediavelmente - esse processo de convocação.

Na falta de assuntos realmente quentes, entre uma fatia de peru e uma rabanada, o tema vai dividindo os cadernos e programas esportivos com as espetaculares-improváveis contratações para o próximo ano: Adriano e Ronaldinho Gaúcho.

Imagina o fervo, a vinda desses dois? *risos*

Segue meu comentário ao Cosme:



Olá, Cosme. Tudo bem?
Seu blog foi leitura diária para mim no BR-10 - às vezes, até mais de 1 vez por dia. Parabéns, gosto muito dos seus textos.
Se permite, acho que há uma divergência sobre a questão de Dario Conca. Nada nacionalista, imagina! Tampouco críticas a qualidade técnica do jogador - ainda mais que sou Tricolor. Mas, no caso dele, podem haver dois processos distintos: cidadania e naturalização. A primeira facilitaria largamente a vida do jogador, uma vez que facilitaria transações imobiliárias e financeiras e as relações de trabalho seriam desburocratizadas pela aquisição de direitos políticos, sem que isso implique tornar-se brasileiro.
Pelo que eu tenho entendido, o Conca deve renovar com o Fluminense por 5 anos. Certamente esse período pode ser melhor administrado se o jogador tornar-se um cidadão brasileiro. Apesar de acreditar que ele cumpre os requisitos para a naturalização (residência, laços afetivos com a comunidade, etc.); jogar na seleção argentina parece um desejo muito mais legítimo que o oba-oba após o tricampeonato. E olha que eu ficaria feliz de vê-lo jogando essa bola toda a nosso favor!
Um abraço.


Acho que o debate será mantido mais por falta de assunto, que qualquer outra coisa. O Conca  é um jogadoraço e eu enlouqueceria em vê-lo na nossa Seleção, mas uma possível naturalização talvez trouxesse mais problemas que solução.


beijo, abraço ou aperto de mão,
Babi

Nenhum comentário:

Postar um comentário