♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O teatro dentro do filme, o filme dentro do teatro.


Por pura preguiça não assisti à peça quando esteve em cartaz no Teatro Miguel Falabela. Por puro acaso assisti hoje ao filme o esqueminha de sempre para fugir da lotação do metrô... 

"Todo mundo tem problemas sexuais" (BRA, 2011, Domingos Oliveira, 80 min.) é divertidíssimo, daqueles filmes que leva a plateia abaixo! Mas o que tem de melhor não é a graça, mas a linguagem que insere o  teatro no cinema e, concomitante, constrói o filme a partir da peça.  Tornando as piadas e as situações bizarras tão importantes quanto a montagem e a edição. Sem contar Pedro Cardoso, que oxigena a estória!

É verdade que algumas vezes parece experimental demais, a captação do áudio é imperfeita e a película perde qualidade, mas isso casa perfeitamente com a proposta do diretor. Além de não deixar de ser ousado. Talvez por que só a ousadia do tema fosse previsível demais; talvez por que a ideia seja simplesmente boa.

Infelizmente, dependendo do cinema escolhido, talvez um detalhe não seja tão marcante: as locações na Cinelândia. Ali, no Odeon BR, as sobreposições entre o local do espectador e o local cinematográfico deram um "tom 3D" à narrativa.
"Todo mundo tem problemas sexuais" é um filme sobre camadas sobrepostas: o cinema,  o teatro, o drama, a comédia, a psicanálise (e, para os frequentadores do Odeon BR, o lugar de fala!).

Que seja o primeiro sucesso das comédias que prometem bombar em 2011!


Ah, pasme: Domingos Oliveira plagiou o bom RockBola sobre o que fazer ao ser convidado para uma suruba... *risos*

beijos, abraços ou aperto de mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário