♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A década



Em 2011 os atentados terroristas de 11 de Setembro completarão dez anos. A perspectiva, portanto, é que seja um ano bastante intenso. 

Os grupos terroristas, especialmente a Al-Qaeda, devem fazer 2011  - desculpe a infâmia! - literamente bombar. Talvez o atentado suicida no aeroporto internacional Domodedovo, em Moscou hoje, seja (infelizmente) a primeira grande ação nesse sentido. Mesmo que insurgentes muçulmanos do Cáucaso e não células da Al-Qaeda sejam de fato as responsáveis.

Em setembro a mídia deve explorar exaustivamente a data. Enquanto, a academia deve reunir seus especialistas para discutir o tema em congressos e seminários; especialmente a década de Guerra contra o Terror e os desafios da gestão Obama e dos demais líderes mundiais. (Em parceria, Friend e eu devemos escrever um artigo sobre isso, com base na dissertação dela.)
 
Sabe-se que uma década não é nada para História. Mas os historiadores - e eu tomo  para mim esse propósito - podem consolidar os atentados como nova periodização; é o fim do Pós-Guerra Fria (1991-2001). Com isso, o pós-11 de setembro deixa de fazer referência exclusivamente às mudanças imediatas aos atentados e demarca o conjunto de rupturas dos últimos anos, sejam elas econômicas, políticas, ambientais/climáticas ou sociais.


um beijo, um abraço ou aperto de mão, 
Babi

Nenhum comentário:

Postar um comentário