♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A pior novela de todos os tempos


Última semana de Passione! Finalmente!!!!

Os motivos da minha alegria ante esse término? Na minha modesta opinião, é a pior novela de todos os tempos. Por que?

  •  O ponto de partida foi um grande equívoco. Fraquíssimo: um emaranhado de situações limítrofes e pouco críveis em torno da paixão e da vingança entre brasileiros e italianos. Como a condução do autor, Silvio de Abreu, foi bastante infeliz, ao final da trama tanto amores quanto ódios parecem desfigurados e/ou baseados em falsas premissas.
  • O triângulo amoroso Agostina-Berillo-Jéssica foi cansativo. Se serviu para alguma coisa, foi desmistificar a falta de talento de Gabriela Duarte, que rompeu o estigma do sobrenome e a inadequação aos papéis anteriores.
  • O sotaque chatééérimo (e muitas vez mal executado) da italianada e as expressões idiomáticas repetitivas - "ecco", "schifosa, "figurati", etc. Longe de tornar a estória realista, só cansaram meus ouvidos. E o pior é ouvir essas barbaridades na rua! Babaquice.
  • O enigma do bebê Olavinho (Carlos Daniel Barbosa Gomes da Silva). A novela teve poucas passagens de tempo, mas de qualquer maneira houve quem casasse, separasse, quase casasse, engravidasse, parisse, morresse... e a mesma criança interpretando Olavinho. Só pode ser o Hipoglós!*risos*
    A propósito, houve total desatenção às passagens de tempo. Por exemplo, no capítulo de ontem, Danilo (Cauã Reymond) disse estar há quase 1 ano limpo... CO-MO-AS-SIM?!
    • O inverossímel excesso de conexões familiares. No final, quase todos os personagens pertencem à família Gouvea por parentesco, casamento ou consideração.
    • A trama de mistério em torno de assassinatos (em série ou não) são uma marca do autor. Mas em Passione foi tudo muito chato, soou como recurso tapa-buraco para segurar a estória e alavancar a audiência.
    • E, falando em especulações que superaram as expectativas, o "segredo" de Gerson foi hors-concours. Coisa mais sem graça "sexo sujo" e depravações online. Patético!


    • A falta de lágrimas da Maitê Proença nas cenas que exigiam muito choro e emoção por parte dela. A atriz parece bastante bonita para idade que tem, mas seu rosto está inexpressivo.
    • A cantina italiana onde não haviam cozinheiros, apenas garçonetes, mas os raviollis, espaguetes estavam sempre quentinhos nos pratos dos fregueses.
    • A mudança radical de Fred Lobato (Reynaldo Gianecchini), sem que houvesse resquícios nem quem pusesse reparo. A personagem saltou de trambiqueiro semi-analfabeto do início da trama a golpista de colarinho branco. Isso tudo sem a menor transição - ele acordou educado, bem-vestido e perfeitamente bilingue.  Sem contar a cena da fuga da polícia, também foi bem tosca.
    • O núcleo dos Souza e Silva, encabeçado por Francisco Cuocco e Irene Ravache. O cotidiano dessa família era simplesmente inacreditável. Além disso, as cenas pareciam esquetes  de Zorra Total introduzidos (às vezes sem sucesso) no contexto da novela. 
    • A ressureição de Totó (Toni Ramos). Sem comentários!!!
    • As reviravoltas - excessivas - descuidadas e/ou mal construídas. A Clara que era má depois ficou boa, mas era tudo fingimento; Melina morrendo de amores pela filha de Mauro e Diana; o vai-e-vem Jéssica/Berilo/Agostina; a patetice da Kelly, enganada pela avó, Valentina que tenta vender a menina, e pela irmã, Clara; o parentesco de Laura e Arthurzinho; o irmão de Diana, que apareceu e em seguida escafedeu-se.... 
    Nossa, cansei. Melhor parar por aqui. O autor errou a mão, definitivamente.

    Mas tiveram umas duas ou três coisas que destoaram:
    1. É sempre bom ver Fernanda Montenegro em ação, mesmo numa estória tão fraca.
    2. A música da abertura, do maravilhoso Lenine.
    3. A trama dos atores mais idosos, como Cleide Yáconis e Leonardo Villar. É difícil haver papéis para eles hoje em dia.
    4. Campanha de combate às drogas, especialmente o crack, são sempre válidas.
     
    O saldo é negativo, mas felizmente está acabando. E já vai tarde.

    um beijo, um abraço ou aperto de mão, 
    Babi

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário