♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

terça-feira, 26 de julho de 2011

Avós são mães duas vezes

O bonequinho, na crítica de O Globo, está aplaudindo de pé, mas eu ainda não sei bem o que pensar sobre "Lola" (Lola. FRA/FIL, Brillante Mendoza, 2009, 110 min.), premiado mundo afora e recém chegado ao circuito do cinema cult carioca.

Tal indecisão talvez se explique porque eu não fizia ideia da existência desse filme até comprar o ingresso - foi um convite da minha amiga Tati e eu fui! -; e assistir a um "filme no escuro" sempre tem seus riscos. Porém a questão, talvez, não seja sobre gostar ou desgostar, mas sobre estar preparada para o impacto que ele provoca. O filme é forte.
 
Lola, que em filipino significa avó, é uma modesta (recursos) e intensa (roteiro) produção franco-filipina que conta a trajetória de amor, privações e superação de duas avós. Lola Sepa (Anita Linda) luta para oferecer um enterro digno para seu neto assassinado sob um viaduto de Manila. E Lola Puring (Rustica Carpio) não mede esforços para proteger o neto Mateo (interpretado por Ketchup Eusebio. Sim, o nome é esse mesmo!!) e livrá-lo da prisão.  Seus destinos se cruzam porque Mateo é o assassino do neto da primeira Lola.

Entre o ódio e a dor intensos das duas Lolas e suas famílias, o espectador atravessa uma Filipinas chuvosa e paupérrima. Mas que, globalizada, não deixa de guardar semelhanças com outras cidades da periferia - inclusive com as áreas pobres do Rio. Enquanto a cultura vai arrebatando e limitando aquelas pessoas, seja na forma de vivenciar o luto ou no idioma coloquial - repleto de expressões em espanhol e até português - que exclui os que não compreendem o inglês do sistema oficial. 

As agruras do mundo pós-colonial estão ali, expostas.

O olhar humanista de Brillante Mendoza não é apenas uma estratégia para contar o drama que possivelmente deve ser comum a muitas avós filipinas, chinesas, sudanesas, brasileiras... Mas é responsável por captar a resilência e a plasticidade do ser humano diante do seu cotidiano e da ineficácia (ou falta de representatividade) das instituições.

Até onde nossos escrúpulos podem nos conter?
um beijo, um abraço ou aperto de mão, 
Babi

P.S. E por associação simples, nada específico, vou dormir com saudades das minhas avós, e tambem meu avô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário