♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

quinta-feira, 7 de julho de 2011

EncontrÁfrica: "Uma teoria política do cotidiano na diáspora negra"

Hoje à tarde assisti a uma palestra muito boa, organizada pelo LEÁFRICA (IH/UFRJ).

Aquele tipo de evento e comunicação que aquecem (meus) coração e mente, indicando que meu tema de pesquisa me faz feliz — e isso não é pouca coisa, não.  



Fui apresentada ao trabalho do Professor Michael George Hanchard, um "brasilianista" do Departamento de Ciências Políticas da  John Hopkins University, com produção acadêmica significativa sobre a questão da diáspora africana. Dentre o que se destaca  o trabalho Orpheus and Power: Afro-Brazilian Social Movements in Rio de Janeiro and São Paulo, Brazil, 1945-1988 (1994), já traduzido para o Português. 

A palestra de hoje foi sobre o capítulo 7 do livro Party/Politics: Horizons in Black Political Thought (2006), compartilhando importantes aspectos teóricos e metodológicos sobre as teias estabelecidas entre as comunidades diaspóricas, a sociedade civil e o racismo a partir do conceito de Coagulação. 

Fiz milhaaares de anotações — o que nem é meu perfil — e no meio de várias reflexões importantes, num dado momento ele disse: "a afirmativa da teoria política conservadora e liberal de que o Estado é a única fonte da ação política". Hahahaha! Amei!

A cada dia mais vendida ao pós-colonialismo,
Bárbara Lima

P.S. E para completar, o evento foi num desses novos ambientes do novo IFCS depois de mais que merecidas e justas  reformas... Muito legal a sala 113.

Nenhum comentário:

Postar um comentário