♪ Guerreiros! Guerreiros! Guerreiros! Time de Guerreiros! ♫
Fluminense Football Club

Tetracampo Brasileiro
- 1970 1984 2010 2012

sexta-feira, 15 de julho de 2011

"The scar had not pained Harry for nineteen years. All was well".

Atenção: Spoiler de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

Tudo terminou há pouco. Mais de uma década de estórias contadas em sete livros e oito filmes torna-se História. Com a frase final sendo substituída por olhares silenciosos de Harry, Ron e Mione aos seus filhos na plataforma 9 ¾.
 No primeiro livro J. K. Rowling profetizara através da Profa. Minerva MacGonagall: "Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!"

Ela tinha toda razão. E com a estreia de HP 7/2, considerando-se que mais de US$43 milhões foram arrecadados com as sessões de estreia (à meia-noite), hoje pode mesmo ser esse dia.

Depois de chorar horrores, sou incapaz de fazer qualquer comentário técnico ou artístico sobre o filme - e acho que vou precisar de mais uma ou duas idas ao cinema para ser capaz de apreciar e criticar o filme. E, considerando que nunca gostei da direção de David Yates e ao contrário de 99% dos fãs da série, pra mim o melhor filme da série é "o Prisioneiro de Azakaban", dirigido por Alfonso Cuarón, é melhor deixar na mão dos críticos profissionais! 

Mas dá para dizer umas coisinhas: o filme é de Maggie Smith (Minerva), Alan Rickman (Severo), Ralph Fiennes (Voldemort) e Helena Bohnam Carter (Belatrix). Quando a Profa. Minerva toma a defesa de Hogwarts após a fuga de Snape e Mione se transforma em Belatrix com a poção polissuco as duas atrizes estão fantásticas!

Aquele-que-não-deve-ser-nomeado está pior que nunca, de dar medo mesmo... e fica quase insano quando percebe que as coisas fugiram ao seu controle - ao perceber que as horcruxes estão sendo destruídas, por exemplo - e no embate final com Harry. E as tensões e contradições de Snape são incríveis! Principalmente suas memórias vistas na penseira...


As cenas da entrada e da fuga do Gringnotes foram muito boas. Assim como uma série de cenas e diálogos descontraídos ao longo, principalmente da primeira metade, do filme. Porque a perda de todos os personagens foi trágica, tal qual no livro. O que levou a um chororô generalizado no cinema! (que, a propósito, não contava com muitos freaks - só se eles ficaram nas outras salas... ) Em especial as mortes de Severo, Fred, Remo e Tonks - todas de cortar o coração.

Mas emocionante mesmo foram os fantasmas que surgiram com a pedra da ressureição: Sirius (o sempre sensacional Gary Oldman) apareceu lindo e forte como sempre ao lado de James (Tiago), Lilian e Remo...  A melhor cena de Harry (Daniel Radclife) no-fil-me! Toda a intensidade dos diálogos foi mantida, ele estava tão desamparado...

Infelizmente o romance ficou em 15º plano (como sempre nas obras do Yates!), e tanto Ron e Mione quanto Harry e Gina não tiveram muito o que mostrar. Além do destino mais que fraco que foi dado a Varinha das Varinhas - sem pé nem cabeça!!!

No entanto, como eu já havia me preparado para me decepcionar horrores com o epílogo, acabei sendo surpreendida positivamente. A refilmagem do evelhecimento melhorou 100%, apesar de que podia ter sido ainda mais caprichada - exceto o do Harry que funcionou bem. Porque, na boa: pouquissimas pessoas são tão sem sal e mal-cuidadas aos 35 anos, principalmente em Londres!*risos* Mas, ok... a cena é fofa e fundamental para a estória - os filhos do Harry são fofos como Daniel era há dez anos!



E assim sinto como se eu tivesse acabado de dizer adeus a alguém próximo. Até um pouco devastada, como a maquiagem borrada é capaz de comprovar...*risos*

Mas será que tudo termina? Mesmo que J. K. e a Warner decidam continuar a saga de Harry Potter de alguma forma, hoje foi o fim de um ciclo.
 
Mal-feito, feito.
Babi

Um comentário:

  1. Obrigado pela publicação do meu poema Mude.
    Que, aliás, não é "de Clarice"... rs!
    Flores..

    ResponderExcluir